A LIGAÇÃO ENTRE ESTE TIPO DE ABUSO E A ANSIEDADE QUE NINGUÉM FALA POR QUE AS PESSOAS ESTÃO CADA VEZ MAIS ANSIOSAS?
O que será que acontece na vida de uma pessoa para que ela desenvolva transtorno de ansiedade?
Acredite: nem sempre é preciso haver ações violentas; às vezes, apenas palavras são capazes de atingir nosso emocional.
Segundo os cientistas, a violência verbal, até pela internet, pode causar graves efeitos negativos em nosso cérebro.
Gritar e insultar alguém quando pode causar muitos danos psicológicos.
Infelizmente muitas pessoas não prestam atenção aos efeitos dessa péssima ação.
Outra questão importante: nossas habilidade cognitivas, personalidade e consciência de quem somos dependem muita das nossas experiências na infância.
Afinal, todo mundo sabe que nosso cérebro se desenvolve gradualmente com o passar dos anos.
Em entrevista para Psychology Today, o dr. Douglas Fields, neurocientista e professor adjunto de neurociência e ciências cognitivas da Universidade de Maryland (Estados Unidos), disse que um ambiente hostil afeta terrivelmente o cérebro de uma criança, e as sequelas podem ficar para a vida toda.
Por isso, crianças que sofrem abuso sexual, físico ou simplesmente presenciam agressões dentro de casa, sempre têm alterações físicas anormais no cérebro.
Com o tempo, é comum que elas acabem desenvolvendo problemas psicológicos.
Um estudo publicado no American Journal Of Pstchiatry mostrou que jovens com idade entre 18 e 25 anos que nunca sofreram abuso sexual, violência doméstica ou abuso físico dos pais eram menos propensos a sentimentos de raiva, depressão ou ansiedade.
O estudo também revelou que palavras negativas e violentas durante o ensino médio causa um sério impacto sobre o cérebro, que ainda não está completamente desenvolvido.
Os cientistas concluíram que o abuso verbal, seja pelos pais e demais parentes (em casa) ou por não parentes (na escola ou na internet), causa graves efeitos sobre a estrutura do cérebro, acarretando distúrbios psicológicos como ansiedade.
Ou seja, não podemos dizer que “palavras são só palavras”.
Isso não é verdade!
Elas têm o poder de salvar vidas, mas também de destruir, causando ansiedade, depressão, hostilidade, ódio e medo.
Pessoas egocêntricas são muito perigosas aos indivíduos sensíveis, pois elas tendem a manipular e baixar a autoestima deles.
Como defesa, as vítimas de transtorno de ansiedade acabam perdendo o equilíbrio e tomando decisões das quais acabam se arrependendo mais tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário